Entenda as propriedades medicinais da erva de São João


 

A erva-de-são-joão, também conhecida como hipericão ou hipérico, é uma planta medicinal muito utilizada na medicina tradicional como remédio caseiro para combater a depressão leve a moderada, assim como os sintomas associados de ansiedade e tensão muscular.

Para que serve

erva-de-são-joão é utilizada principalmente para ajudar no tratamento médico dos sintomas de depressão, assim como para tratar ansiedade e transtornos de humor. Isso acontece porque a planta contém substâncias que atuam a nível do sistema nervoso central, acalmando a mente e restaurando o funcionamento normal do cérebro. Por esse motivo, o efeito desta planta é muitas vezes comparado com alguns antidepressivos de farmácia.

Além disso, a erva-de-são-joão também pode ser usada externamente, na forma de compressa úmida, para ajudar no tratamento de:

·        Queimaduras leves e queimaduras solares;

·        Hematomas;

·        Feridas fechadas em processo de cicatrização;

·        Síndrome da boca ardente;

·        Dor muscular;

·        Psoríase;

·        Reumatismo.

A erva-de-são-joão também pode ajudar a diminuir os sintomas do déficit de atenção, síndrome da fadiga crônica, síndrome do intestino irritável e TPM. É ainda usada popularmente para melhorar hemorroidas, enxaquecas, herpes genital e cansaço.

Chá de São João

Ingredientes

·        1 colher de chá (2 a 3g) de erva-de-são-joão seca;

·        250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a erva-de-são-joão na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.

Com o chá também é possível criar uma compressa úmida que pode ser usada externamente para ajudar no tratamento da dor muscular e reumatismo.

 

Comentários