Albumina: o que é e para que serve

 


A albumina é a proteína mais abundante no corpo, produzida pelo fígado e exercendo diversas funções no organismo, como transportar nutrientes, evitar o inchaço e fortalecer o sistema imune.

Na alimentação, a clara do ovo é a principal fonte de albumina, podendo ser usada também para aumentar a quantidade de proteínas da dieta.

Essa proteína também pode ser usada como suplemento para ajudar na recuperação dos músculos após prática de atividade física intensa e para favorecer a circulação sanguínea. Para isso, é indicado que o suplemento de albumina seja consumido ao acordar durante a refeição do café da manhã, após o exercício físico ou antes de dormir, pois é absorvida mais lentamente, ajudando na formação dos músculos durante o período de descanso.

No entanto, devido ao seu sabor forte, o ideal é consumi-lo com o leite, iogurte ou com sucos de frutas cítricas, que têm sabor forte e disfarçam o gosto da albumina.

BENEFÍCIOS DA ALBUMINA

1.    Fortalece o sistema imunológico, já que participa da formação de anticorpos;

2.   É rica em nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo e ferro;

3.  A alta quantidade de proteínas fornece energia para os treinos;

4.  É ideal para intolerantes à lactose, já que, ao contrário do whey protein, não possui derivados de leite na composição.

ALBUMINA COLABORA PARA O GANHO DE MASSA MUSCULAR

Por meio da rotina de treinos, repetição de exercícios e aumento progressivo do peso nos aparelhos, os músculos ficam cada vez maiores e mais fortes. No entanto, é no período de descanso que os tecidos musculares se desenvolvem, em especial durante o sono. Por isso, para que a hipertrofia seja estimulada, é essencial assegurar um bom aporte de proteínas durante o dia. Com a albumina, é possível não só repor os nutrientes perdidos, como também fortalecer a musculatura e aumentar a sua funcionalidade.

ALBUMINA E A REPARAÇÃO MUSCULAR

A albumina é frequentemente associada à reparação muscular, já que ajuda o tecido a se recuperar das microlesões causadas pelos exercícios de intensidade. Isso porque a proteína colabora para o aumento da síntese protéica e auxilia na geração de novos tecidos.

ALBUMINA EMAGRECE?

A albumina possui uma baixa quantidade de carboidratos, açúcares e gorduras em sua composição, por isso, costuma ser utilizada em dietas de emagrecimento, já que quase não contém calorias.

 

 

Comentários