Calmante natural: você conhece a Passiflora?

 

A passiflora, flor do maracujá cujo nome significa “flor da paixão”, é cheia de benefícios para a saúde. Trata-se de uma planta medicinal, geralmente usada no tratamento de ansiedade, insônia, tensão e dificuldade de concentração. Isso se deve a suas propriedades calmantes. Sua principal propriedade é a passiflorina, responsável pelo poder relaxante da flor.

Benefícios da passiflora

1.   Melhora do sono

Devido às propriedades calmantes, a passiflora é conhecida pelo combate à insônia e a melhora do sono.

2.  Combate dos sintomas da ansiedade

Hoje, a ansiedade excessiva é considerada uma doença e seus sintomas podem impactar muito na vida de quem os sente. Dessa forma, tratamentos são muito importantes.

Assim, a passiflora tornou-se uma popular opção de tratamento. Os principais sintomas da ansiedade são: batimentos cardíacos acelerados, nervosismo, constante tensão, bem como medo e outros.

O aumento do cortisol (hormônio do estresse), provocado pela ansiedade, pode ocasionar o ganho de peso. Por isso, o controle da ansiedade é também importante para combater seus possíveis efeitos colaterais no corpo.

3.  Passiflora ajuda a controlar a pressão arterial

Graças às harmalas, substâncias que atuam inibindo o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Assim, acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.

Como fazer o chá

Para preparar, basta colocar duas colheres de chá das folhas secas em uma xícara com água fervente. Deixe em repouso por 10 minutos, coe e beba normalmente. Você pode consumir o chá até três vezes por dia.


Comentários