Chá de Poejo: benefícios e contraindicações

O poejo é uma planta medicinal com propriedade digestiva, expectorante e antisséptica, sendo principalmente utilizada para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados e melhorar a digestão.

Auxilia na Digestão

Possui propriedades que auxiliam na digestão, eliminação de gases e inchaços e atua no alívio de dores na região do estômago. É comum seu uso em chás após as refeições para auxiliar na digestão.

Fortalece a saúde respiratória

O Mentol presente na planta é eficiente para secar e eliminar secreções que se acumulam nos pulmões e vias respiratórias. Por isso auxilia no tratamento de doenças como gripes e resfriados e do trato respiratório como asma, bronquite e outras.

Combate à insônia

A planta é considerada um sedativo e relaxante natural ao corpo e a mente, proporcionando assim uma noite de sono mais tranquila e de qualidade.

Combate à febre

Como possui propriedades consideradas sudoríferas, responsáveis por estimular o suor, é um remédio natural para casos de febre.

Diminui o estresse e a ansiedade

Seu aroma é usado na produção de remédios para o tratamento de depressão e dores de cabeça causada por estresse.

Alívio de cólicas menstruais

Embora o Poejo alivie a cólica menstrual, ele também causa aumento do fluxo de menstruação. E é completamente contraindicado para gestantes, pois pode causar aborto.

Modo de uso e consumo

Para fazer o chá de poejo, basta colocar 10 gramas de folhas em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar até amornar, coar e beber a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

 

Comentários