Camellia Sinensis: a mãe do chá mais verdadeiro e poderoso!

 

Para a medicina chinesa, o chá de Camellia Sinensis, contribui para o bem-estar, pois combate o estresse de forma natural, aumenta a resistência, favorece a regeneração da pele, fortalece a visão, melhora a circulação, estimula o fígado, melhora a concentração e ainda rejuvenesce.

A planta medicinal é rica em cafeína, dá energia, ajuda a manter o peso, diminui o colesterol ruim e o surgimento de doenças cardíacas.

Os chás da Camellia sinensis são classificados em 8 tipos básicos de acordo com o beneficiamento das folhas, são estes: chá branco, chá verde, chá amarelo, chá vermelho, chá preto, oolong, matcha e banchá, todos são extraídos da mesma erva, os benefícios são praticamente os mesmos.

Estes chás contêm cafeína e por isso o seu consumo não é recomendado tomar a noite e nem por pessoas hipertensas.

O melhor horário para consumir este chá é após o almoço. Tomá-lo uma vez por dia é suficiente para obter os benefícios saudáveis.

Variações de chá da planta Camellia sinensis

Chá branco (White Tea), é obtido a partir dos brotos e flores jovens da planta, por isso sua cor mais clara, e sabor mais suave.

Chá verde (Green Tea), é feito a partir das folhas e botões da planta, sendo que estas após colhidas recebem uma vaporização e uma secagem natural, preservando os polifenóis naturais, possui um sabor mais amargo devido ao alto teor de catequinas.

Chá amarelo (Yellow Tea), possui um tempo maior de secagem fazendo com que suas folhas fiquem em um tom mais amarelado, isso faz com que seja apreciado por seu sabor suave e refrescante.

Chá vermelho (Red Tea), as folhas são armazenadas geralmente em barris, para que passem pelo processo de fermentação e secagem, onde obtém uma cor mais terrosa.

Chá preto (Black Tea), é um dos chás mais consumidos em todo o mundo, é derivado das folhas envelhecidas pela oxidação tornando-as negras, apresentando um sabor bem acentuado.

Chá oolong é o tipo intermediário entre o chá verde e o chá preto, é obtido após as folhas sofrerem uma secagem rápida e então serem submetidas a um processo de fermentação sendo interrompido rapidamente, isto confere a este chá quantidade considerável de catequinas, apresentando sabor menos amargo quando comparado ao chá preto.

Chá matcha, as folhas são colhidas apenas uma vez ao ano, pois antes das folhas aparecerem as plantações são protegidas da luz solar. Este processo força as plantas a lutarem por seu crescimento, resultando em folhas alongadas, finas e macias, ricas em aminoácidos e clorofila.

Chá banchá é feito a partir de folhas maduras, sendo rico em catequinas, apresentando um sabor mais suave quando comparado ao chá verde.


Comentários