Moringa: repleta de vitaminas e benefícios á saúde!


 

A moringa, também chamada de árvore da vida ou acácia branca, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Por esse motivo, essa planta tem vindo a ser utilizada para tratar algumas doenças respiratórias, diminuir a ansiedade, perder peso e, inclusive, controlar a concentração de glicose no sangue em pessoas diabéticas.

Moringa faz bem?

As propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática e cicatrizante. A sua parte mais utilizada são as folhas, que podem ser consumidas na forma de chá, cápsulas ou pó, sucos, vitaminas e farinha.

O consumo dessa planta traz para seu organismo mais vitamina A e vitamina C, além de ferro, potássio e proteínas. Além desses componentes, a Moringa Oleífera ainda reúne Vitaminas B1, B2, B3, B6, ácidos fólicos e ascórbicos, cálcio, magnésio, fósforo e zinco. Trata-se de um alimento com baixo índice de gorduras e sem nenhum registro de colesterol nocivo. Então no quesito fazer bem, a Moringa é campeã.

Chá de Moringa

O chá de moringa é a forma mais utilizada de consumo, pois é rápido e fácil de fazer e pode ser consumido a qualquer momento do dia. O uso deste Chá fortalece o sistema imunológico, reduz a desnutrição e anemia, reduz o Colesterol e os níveis de glicose, fortalece ossos e músculos, ação antiinflamatória principalmente em articulações e traz mais energia para seu dia-a-dia.

Para fazer o chá de moringa basta acrescentar 10mg (1 colher de sopa) das folhas de moringa em água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber, indica-se pelo menos 400mg (2 xícaras pequenas) do chá por dia.

Perigos da Moringa

Embora seja uma planta com inúmeros benefícios, seu excesso pode causar complicações, pincipalmente no fígado. Não é recomendável usar o chá como emagrecedor natural, pois sua característica de poder laxante, em indíviduos sem jejum causa diarréia. Não recomenda-se o uso noturno do chá também, devido à suas altas quantidades de nutrientes e energia, atrapalha o sono, recomenda-se o uso no café da manhã e pós almoço.

Comentários