Quinoa faz bem para o intestino? Descubra!

A quinoa é um tipo de semente comestível originária da América do Sul e cultivada há cerca de 5 mil anos. Ela pode ser encontrada nas cores branca, preta ou vermelha. Quando cozida, fica macia e com um leve sabor de nozes. É uma excelente fonte de proteínas e fibras. Além disso, possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes. A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

1.   Faz bem para os músculos

A quinoa apresenta um elevado teor de proteínas e aminoácidos essenciais (lisina, isoleucina e treonina), nutrientes que constituem as proteínas e são importantes para a regeneração dos tecidos.

2. Protege os ossos

 A quinoa apresenta boas quantidades de fósforo, magnésio e cálcio, minerais essenciais para a saúde óssea, principalmente em mulheres pós-menopausa. Além disso, contém o aminoácido lisina, que contribui bastante para o fortalecimento dos ossos, pois ajuda na absorção de cálcio.

3. Aumenta a imunidade

 Altamente antioxidante, o alimento é fonte de vitaminas C e E e de flavonoides que garante a manutenção do sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra doenças.

4. Melhora o funcionamento do intestino

 Isso porque ela é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para a formação e eliminação do bolo fecal e acabam ajudando na manutenção da saúde geral do organismo e no processo de emagrecimento.

5. Pode prevenir anemia

Devido à quantidade de ferro presente na quinoa, seu consumo pode diminuir o risco de anemia ferropriva, que ocorre devido a uma deficiência do mineral no organismo. O ferro é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos. A quinoa possui cerca de 5 mg de ferro em cada 100 g.

6. Faz bem para quem tem diabetes

O índice glicêmico do cereal é baixo, ou seja, ele libera energia aos poucos e não provoca picos de açúcar no sangue. Portanto, seu consumo regular contribui para controlar os níveis de glicose no organismo, o que é favorável para diabéticos.

7. Alternativa para celíacos

Pessoas intolerantes ao glúten (celíacos), uma proteína presente no trigo e seus derivados, apresentam sintomas como diarreia, dor no abdômen e outros desconfortos gástricos ao consumir esses alimentos. A quinoa não possui glúten e pode substituir a farinha de trigo em diversas receitas doces e salgadas.

8. É uma opção saudável para vegetarianos

Para quem não come carne, a quinoa pode ser uma ótima alternativa por conta do ferro e das proteínas presentes. Um dos principais desafios dos vegetarianos é encontrar alimentos que contenham esses nutrientes, essenciais para evitar problemas de saúde.

Comentários