Sene: benefícios e malefícios da planta!


 

O sene é uma planta medicinal, também conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá, que é muito utilizada para tratar a prisão de ventre, especialmente devido às suas fortes propriedades laxativas e purgantes.

Para que serve?

O sene possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas e, por essa razão é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre. No entanto, uma vez que deixa as fezes mais moles, também pode ser usado para aliviar o desconforto da defecação em pessoas com fissura anal e hemorroidas.

Quais são os problemas que o chá de sene pode causar?

Apesar de seus benefícios, se consumido em excesso, o chá de sene pode causar alterações na flora intestinal. A ingestão de grande quantidade da bebida também pode causar fortes cólicas, inchaço abdominal e aumento de gases.

Pessoas que são sensíveis a essa substância podem apresentar diarreia, aumento do fluxo menstrual e vômitos. Em alguns casos, a erva pode causar má absorção intestinal, hipocalemia e redução do nível de hemoglobina.

É seguro tomar chá de sene para emagrecer?

Se você pretende tomar chá de sene para emagrecer, é importante considerar todos os benefícios e malefícios que a erva pode trazer para seu corpo. Além disso, é fundamental contar com a orientação médica a respeito do consumo.

O profissional fará uma avaliação detalhada do seu organismo e identificará se é necessário fazer uso desse tipo de laxante. Caso ele libere o consumo, informe ao seu nutricionista para que ele indique a quantidade e o período máximo de ingestão.

Como fazer chá de sene

Para fazer o chá deve-se dar preferência às folhas verde de sene, pois possuem um efeito mais ativo no organismo, especialmente quando comparadas à sua versão seca. Além disso, quanto mais verde for a folha, mais forte será o efeito.

Ingredientes

1 a 2 g de sopa de folhas de sene;

250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a erva numa panela ou xícara, acrescentar a água e deixar repousar por 5 minutos. Esperar esfriar um pouco, coar e beber 2 a 3 vezes ao dia, sem adicionar açúcar. Este chá só deve ser usado até melhora dos sintomas de prisão de ventre ou por até 3 dias consecutivos.

Comentários